segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ao incomum

Há uns dias atrás eu terminei um romance que por sinal adorei (Querido John), caso queira saber. Bem, no livro uma das personagens possui uma doença que até então eu não conhecia, quer dizer, já tinha ouvido falar, mas não sabia do que se tratava exatamente. Síndrome de Asperger. A doença está relacionada com o autismo, porém uma pessoa que tem asperger não é uma pessoa autista. Digamos que o autista vive num universo distante do “nosso”, e uma pessoa com Asperger vive num universo mais próximo. O lado interessante é que essas pessoas são altamente sinceras, elas não vêem maldade em falar as coisas sem rodeios. E quando se interessam por um assunto, elas simplesmente viram expert no mesmo. Por coincidência, ou não, essa semana enquanto zapeava pelos canais da TV vi um filme onde o protagonista tinha Asperger. Caso se interesse o nome do filme é “Adam”, e eu também gostei muito, vale muito a pena ver. Bem, o meu interesse pelo assunto é por simplesmente não achar que isso seja uma doença. Quer dizer, são pessoas diferentes e geniais. Claro, existem seus pontos negativos. Por exemplo: são metódicos, e não conseguem entender ironias, metáforas e etc. Quando conversam não olham nos olhos, e odeiam mudanças. Não de uma maneira normal, mas de uma maneira exagerada. Sentem dificuldades em se relacionar socialmente. E não sabem ler facialmente o que a outra pessoa está sentindo. Mas eu acho que a genialidade compensa tudo. Eu não chamaria isso de doença, apenas de uma diferença. É normal ser diferente. Mas a sociedade não está preparada para aceitar a diferença. Na verdade nunca esteve.
Mas enfim, não fiquei surpresa ao saber que existem pesquisadores que acreditam piamente que Einstein, Newton, Darwin, Sócrates, Mozart, Michelangelo, entre outros imortais, eram portadores de Asperger.
Agora imagine o seguinte, um mundo onde só existam pessoas com Asperger, e você sendo um humano normal entra nele. Quem vai ser o estranho?
-

Então é isso, hoje bati o record de postagens no mesmo dia, mas enfim... Fiquem na paz e boas festas.

Um comentário:

@juusep disse...

Só passando para avisar que tem um selinho lá no blog, e uma mensagem de Natal e ano Novo adiantado rs. Beijos, feliz Natal e um prospero ano novo! Se cuida.

http://vouvivendoavidalevemente.blogspot.com/2010/12/papai-noel-deixou-meu-presente-de-natal.html